Você se alimenta bem e treina todos os dias o tempo adequado para o seu ritmo de vida, mas volta e meia adoece. Isso pode ser um sinal que o seu corpo está te dando: você precisa de vitamina C.
Além disso, quando as taxas dessa substância está muito abaixo do ideal uma doença fatal pode se desenvolver, o escorbuto.
Os principais sintomas dele são o inchaço, hemorragia nas gengivas, dores articulares e feridas que são difíceis de cicatrizar.
Os principais benefícios da ingestão dessa vitamina por praticantes de atividades físicas são:
* Atuar como antioxidante, protegendo e diminuindo os danos do estresse oxidativo no organismo;
* Aumentar a imunidade a doenças infecciosas;
* Inibir a secreção de cortisol, principal hormônio catabólico do corpo;
* Auxiliar na absorção do ferro.
· Combate o estresse: o estresse é quase uma epidemia no mundo em que vivemos hoje. Quando estamos frente a uma situação estressante como falar em público ou resolver problemas matemáticos a glândula adrenal secreta uma substância chamada de cortisol. Esta, por sua vez, deixa o corpo em estado de alerta constante e faz aparecer todos aqueles sintomas do estresse que já conhecemos bem. A vitamina C consegue cessar a liberação do cortisol e com isso os sinais de estresse não são enviados para o corpo. Além disso, essa vitamina aumenta a liberação de triptofano que desencadeia a liberação de serotonina, um dos hormônios responsáveis pelo bem-estar.